
Lamarck foi o primeiro a sugerir uma teoria de evolução com fundamentos que explicam como acontece a alteração das espécies.
Ele estabeleceu duas leis para explicar a evolução, as quais se chamavam lei do uso e do desuso e lei da herança das características adquiridas.Segundo este cientista, os seres tinham que se adaptar ao local em que viviam.
Lei do uso e do desuso: Esta lei explica que se o ambiente faz ser necessário o desenvolvimento de um orgão, pois é necessário usá-lo, ele pode ou se desenvolver ou enfraquecer.
Lei da herança das características adquiridas: Esta lei explica que o orgãoque se adapta no individuo acaba sendo transmitido geneticamente aos seus descendentes. Assim, a transmissão genética das características adquiridas leva à evolução da espécie em direção à perfeição.
Apesar da lei do uso e do desuso estar correta em parte, as alterações queacontecem no corpo não são transmitidas geneticamente, ou seja, a lei da herança das características adquiridas está comprovada que é errada, pois as únicas alterações que são passadas aos descendentes são as que ocorrem nos gametas.
Lamarck ficou conhecido como o primeiro cientista a tentar explicar a evolução sem ideias criacionistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário