terça-feira, 16 de outubro de 2007

Neodarwinismo ou Síntese Evolutiva Moderna


Essa teoria consiste na junção da teoria da seleção natural de Charles Darwin com os conhecimentos sobre genética descobertos posteriormente por Gregor Mendel e outros cientistas.
Essa teoria trouxe a inovadora idéia de gene que seriam as “unidades de evolução”, ou seja, a hereditariedade seria transmitida pelos genes.

Princípios básicos da teoria evolutiva moderna:

- A variação genética
Ocorre ao acaso e pelas seguintes razões:Fecundação, Meiose( crossing-over),pois os genes trocam informação genética um com o outro,mutações nos gametas/células germinativas.

- A seleção natural

É um processo adaptativo onde sobrevivem os mais aptos, ou seja, os adaptados o que não quer dizer de forma alguma que estes sejam superiores.

- Espécies

O isolamento reprodutivo geográfico é que forma novas espécies de seres vivos.

Darwinismo


O Darwinismo é o termo referente às idéias evolucionistas de Charles Darwin, um cientista que elaborou teorias baseadas na evolução e seleção natural.
Algo darwinista tem as seguintes características: capaz de gerar outros descendentes que possam também se reproduzir e que herdem características hereditárias, onde algumas têm de ser imperfeitas e haja seleção entre estas e as perfeitas. Esse sistema terá em si, uma evolução decorrente.
Teorias relacionadas com Darwin
Evolução como tal: É a idéia em que o mundo está mudando a toda hora, ele não é constante ou cíclico;
Descendência Comum: Implica na idéia em que todos os organismos descendem de um mesmo antecessor e que todos os grupos destes organismos voltam para uma origem única de vida na Terra.
Multiplicação de espécies: A teoria que consiste na explicação da grande diversidade de espécies, que se dividem em espécies-filhas ou fazem brotamento, gerando assim, o estabelecimento de grupos de organismos em diversos lugares e estes grupos evoluem.
Gradualismo: Teoria que explica a mudança evolutiva como fruto da mudança gradual das populações.
Seleção Natural: A mudança evolutiva acontece e assim, os indivíduos começam a evoluir e os mais adaptados ao ambiente onde vivem, continuam vivendo, dando origem a descendentes com esses genes.

Lamarckismo


Lamarck foi o primeiro a sugerir uma teoria de evolução com fundamentos que explicam como acontece a alteração das espécies.

Ele estabeleceu duas leis para explicar a evolução, as quais se chamavam lei do uso e do desuso e lei da herança das características adquiridas.Segundo este cientista, os seres tinham que se adaptar ao local em que viviam.


Lei do uso e do desuso: Esta lei explica que se o ambiente faz ser necessário o desenvolvimento de um orgão, pois é necessário usá-lo, ele pode ou se desenvolver ou enfraquecer.


Lei da herança das características adquiridas: Esta lei explica que o orgãoque se adapta no individuo acaba sendo transmitido geneticamente aos seus descendentes. Assim, a transmissão genética das características adquiridas leva à evolução da espécie em direção à perfeição.


Apesar da lei do uso e do desuso estar correta em parte, as alterações queacontecem no corpo não são transmitidas geneticamente, ou seja, a lei da herança das características adquiridas está comprovada que é errada, pois as únicas alterações que são passadas aos descendentes são as que ocorrem nos gametas.


Lamarck ficou conhecido como o primeiro cientista a tentar explicar a evolução sem ideias criacionistas.